Você pode dizer NÃO! Parece óbvio, mas não é.
A maioria das vezes a resposta mais esperada é SIM, principalmente na nossa cultura.
Se nos perguntam se tá tudo bem, a reposta esperada nunca será - Uma merda, obrigada!
Mas algumas vezes não tá uma merda mesmo???
Não estou defendo o mau humor crônico, nem a falta de educação, apenas o direito de expressar o que sentimos.
Assunto complexo demais, concordo!
As vezes sinto que se pudéssemos expressar raiva e tristeza, assim como alegria e conquistas, seria tudo mais fácil. Como se dizer como estou não implicasse estar sempre bem ou mal, mas apenas dividir, uma forma de criar espaço para que a gente seja mais humano. Mas dizer que não tá tudo bem implica dizer que alguma coisa deu errado, e quando alguma coisa dá errado, se não consigo resolver sozinha, pode ser interpretado com Sou meio inCAPAZ, meio inCOMPETENTE, não é?
Exagerei??
Mas, meu caro, dá uma olhadela nos sites de relacionamento. Todo mundo feliz? De bem com a vida? Sempre sorrindo?? A gente nunca tira foto chorando né, só a mãe da gente, quando somos bebês, o que pode soar até meio sarcástico, não é?
O "legal" é que socialmente, há determinados limites para demonstrar sentimentos. Espera-se que o bebê chore demonstrando frustração e comunique-se assim. Aí a mãe guarda com carinho a foto do bebê fazendo aquela pirracinha - LINDO!!Tchutchucinho da mamãe..kkk.. Espera-se que o menino faça bico e demonstre personalidade, diga o que pensa, expresse seus sentimentos. Espera-se que o adolescente seja rebelde e mau humorado, certo?? Mas chega uma idade que todo mundo tem que fazer cara de paisagem. Ninguém fala mais do lado negativo da vida porque pode parecer lamentação, ingratidão - "Tem saúde, tá reclamando de que???"
E nessa, passamos a maior parte da vida adulta mostrando o que não somos, pretendendo ser e parecer mais felizes e realizados do que realmente somos. Não seria fraqueza dizer o que sentimos e pensamos. Talvez, falar sobre os problemas os tornassem mais fáceis, teríamos outras perspectivas, afinal, o problema do outro parece mais fácil que o nosso, ás vezes..duas cabeças pensam melhor...
Mas aí tem o porém, aquele mala que só reclama. Tudo tá ruim, os seus problemas são maiores e só acometem o Famigerado da Silva, coitadim..Porra, nada mais irritante, né. Você dá um Bom dia e o cara logo de manhã te enche de merdinha, acaba com seu bom dia..kkk..
Então, mais uma vez, o melhor é ter equilibrio, avaliar o que é problemão, o que é um passageiro e sem importância. O que merece ser falado e o que pode ficar ali por uns minutos, horas, até perder a importância. Problemas são assim - primeiro a reação: Putz, que isso!! Depois a gente resolve ou deixa pra mais tarde, põe na lista de prioridades até aparecer outro problema pra resolver. Alguns se resolvem quase sozinhos, outros basta um minuto de reflexão, outros ficam enchendo o saco e perturbando nosso sono. Então, o negócio e ter equilíbrio e ver o que vale a pena discutir e o que não vale.
- Mas eu não tenho tempo pra balancear, nem pensar. Mais fácil dizer que tá tudo bem, né mêz??
- Ei... Ô! Tempo pensando é dinheiro perdido!!
É??
No comments:
Post a Comment