Aceitação - uma virtude que aprendemos durante toda a vida.
Quem não sonha com a perfeição?
Duante muito tempo acreditei que meu objetivo era atingir a perfeição, o exito, o sucesso. Sabe aquela estória de ser o melhor em tudo o que faz? Mas, cuidado! Atrás dessa idéia se esconde uma grande cilada. A verdade é que quem busca ser o melhor, como fiz por muitos anos em minha vida, luta todos os dias contra algo muito presente no ser humano - a capacidade de cometer erros.
Ser a Número 1 requer errar o mínimo possível, ou até mesmo não errar nunca. Significa ser capaz de passar pelos obstáculos sem arranhões e manchas que demostrem qualquer fragilidade. Os melhores são poderosos e como tal, não tem defeitos. Veja como a sociedade lida com os "vencedores". Os mais lindos e magros, não importando se essa beleza foi hereditária ou adquirida..kkk, ou se há algo mais substancial que a aparência. Quando você olha um gordo, não o conecta diretamente ao sucesso, mas ao que não controla sua gula, portanto não controla a si mesmo e, quem não tem inteligência emocional não consegue sucesso nas demais áreas da vida. Isto parece instantâneo nos dias de hoje. Sucesso está diretamente ligado a aparência. Que fique claro, "a massa é burra" (Gustave LeBon), ignorante e somente neste ponto concordo com Durkheim (ele é considerado um dos pais da sociologia moderna). Os mais ricos, esses então superam a feiura, a cor, os credos, a sexualidade, isso baseado em diferenças culturais, claro. Falo de Brazil e na grande maioria dos países capitalistas, e quais países não o são?
Mas o foco da minha reflexão é uma, na ansia por acertar nos esquecemos do humano. O humano está além da aparência e da conta bancária; Está na capacidade de conhecer e aceitar o humano. Somos construídos apartir de erros e acertos desde que nascemos.O aprendizado é uma constante de repetições e tentativas, muitas vezes agonizantes. Aprender a falar, a se fazer compreender é um projeto vida!!! Aí me pergunto quem foi o idiota ou a idiota que determinou que o humano deve ser perfeito? Deve buscar ser o Número 1? Quem inventou as competições e as medalhas de ouro? Quem inventou as notas 0 e 10? Quem inventou o melhor da classe? Quem inventou a filha perfeita? A nora perfeita? A esposa ideal? O funcionário exemplar? O homem ou a mulher de sucesso?
Quantas mascaras nos cercam? Quantas nos são impostas e quantas precisamos usar?
Bom, isso depende do objetivo, certo?! Quer ser a mulher ideal, então vai lá, existem algumas máscaras que DEVE usar para ser a Numero 1: excelente dona de casa e cozinheira de mão cheia, boa de cama (satisfaz todas as fantasias e necessidades do marido), a mãe que padece no paraíso, um exemplo de amiga, a mulher que sabe receber, sabe lidar com todos e se dá bem com qualquer pessoa. Tem sempre as palavras certas, além de tudo tem talentos especiais, algo que atrai a atenção de todos para si. E a melhorde todas é linda, perfeita, uma bonequinha de porcelana...kkkk.Acha que é facil ser a mulher ideal? Ideal de quem?
No final o que se espera de você é que nunca erre, saindo da condição humana. E aquilo que sobressai é o pensamento de que a perfeição, no meu ponto de vista se tornou reconhecer e aceitar que somos todos humanos, portanto, vivemos de tentativas e acertos. As vezes precisamos viver anos pra perceber que o que pensamos não condiz com o que somos, e o que somos...bem... o que sou?? De uma coisa estou certa, só você sabe o que é de verdade. Tirando os rótulos e mascaras, o que sobra? Tirando o que os outros dizem e pensam sobre você, o que vê quando se olha de verdade? SerHumano.
No comments:
Post a Comment